O cadastro de taxas é um dos mais importantes no sistema, pois é responsável pela configuração das taxas (eventos), indicando a forma de atuação no lançamento efetuado, para quem é lançada, como se comporta na quitação quando boleto de locação, em qual conta contábil poderá ser lançada, em quais telas estará disponível, a incidência de impostos, etc.
Na barra de ferramentas do cadastro de taxas, são disponibilizados os botões padrões do sistema para as seguintes operações: inclusão, alteração, exclusão, desfazer, salvar, pesquisa e impressão.
Descrição dos campos:
- Cod. Taxa: código identificador da taxa, o sistema vai determinar o código de forma automática.
- Tipo: automática, exclusiva para uso em rotinas automáticas do sistema, e manual para lançamentos efetuados manualmente pelos usuários.
- Observação de Uso: espaço destinado para inserir em qual momento deve ser utilizado esta taxa.
- Descrição: texto de descrição da taxa.
- Categoria: identifica sobre qual categoria corresponde a taxa, permitindo agrupá-las por categoria em determinados relatórios. Campo Importantíssimo!!!!
- Ativa: habilitada para uso no sistema, sendo que taxas inativas permanecerão historicamente no sistema.
- Aceita Parcelas: indica se permite informar o parcelamento (número e quantidade de parcelas) no lançamento da taxa. Ex: Parcela 1/10
OBSERVAÇÃO: As taxas de Categoria Aluguel, Taxa de Administração, Taxa de Intermediação, IR e Multa (taxas que são informadas no DIMOB) não deverão estar selecionadas em condomínio e locação, ao mesmo tempo.
Locação
Configurações para uso da taxa no Módulo de Locação.
- Forma de Lançamento: indica se o lançamento será a débito ou Crédito no boleto do locatário, em conta corrente ou recibo do proprietário.
- Proporcionalidade: na ocupação/desocupação do imóvel, indica se o lançamento efetuado será cobrado integralmente do locatário, ou parcialmente (parte do locatário e o restante do proprietário), assim como há a possibilidade de não cobrar do locatário.
- Taxa Adm: indica se a taxa será considerada no cálculo da taxa de administração.
- I.R: indica se a taxa será considerada para apuração do IR no boleto do locatário.
- Não cobrar prop: indica que a taxa não poderá ser lançada ao proprietário, quando cobrança de encargos.
- I.R Multa Rescisória: indica se a taxa será considerada para apuração do IR de multa rescisória do locatário.
- Proporcional Ano: indicação para alerta ao usuário no Lançamento de Taxas de Condomínio na Locação, de modo a informar ao usuário quanto seria o valor proporcional ao ano conforme o valor lançado.
- Conta Contábil Adm: conta contábil na qual será lançado nos Slips Financeiros Contábeis a contrapartida do valor do lançamento.
Taxa de Quitação de Boleto de Locação
Definição do comportamento da taxa quando houver a quitação do boleto de locação. Se não houver marcação de "Boleto Locatário" no lado esquerdo da tela (Taxa Normal), esta opção estará desabilitada.
- Taxa de quitação de boleto de locação: utilizar o botão “Copiar configuração da taxa normal” para atualizar a configuração da taxa de quitação correspondente.
- Descrição: campo preenchido automaticamente após o procedimento do item 01.
- Formas de Lançamentos e Opções: campos preenchidos automaticamente após o procedimento do item 01.
- Taxa Adm: indica se a taxa será considerada no cálculo da taxa de administração.
- CPMF: Se entra para o cálculo do valor de CPMF. Atualmente fora de uso.
- I.R: indica se a taxa será considerada para apuração do IR no boleto do locatário.
- IR. Multa Rescisória: indica se a taxa será considerada para apuração do IR de multa rescisória do locatário.
- Não cobrar do Proprietário: indica que a taxa não poderá ser lançada ao proprietário, quando cobrança de encargos
Condomínios
Configurações para uso da taxa no Módulo de Condomínio.
- Forma de lançamento: indica se o lançamento será a débito ou crédito no boleto do condomínio ou diretamente na conta corrente do condomínio. A princípio, estas duas opções devem ser indicadas. Quando indicada a opção "Boleto de Condomínio", o débito determina que o valor lançado para esta taxa deverá ser cobrado no boleto e o crédito corresponde a uma devolução do valor no boleto.
- Gera Recibo: marcação do lançamento para a geração do recibo de Débito/Crédito em conta do condomínio.
- Entra no Plano de contas do Condomínio: a taxa entrará para a previsão orçamentária do condomínio.
- Despesa Extraordinária: indica que a taxa será desconsiderada na apuração da taxa de administração do condomínio.
- Não garante: na rotina de condomínio garantido, ao garantir os valores, se a taxa estiver com essa marcação, o valor não é garantido para o condomínio. Exemplo: multa de infração.
- Importa da folha: taxa utilizada para importação do arquivo da folha de pagamentos. Não poderá ser utilizada para lançamentos manuais.
- Reserva técnica: indica se a taxa será utilizada para apuração de "Fundo de Reserva" automático, quando não lançado fundo de reserva em "Lançamento de Taxas".
- Conta Contábil Adm: conta contábil na qual será lançado nos Slips Financeiros Contábeis a contrapartida do valor do lançamento. Ex: Quando o valor a ser cobrado no boleto não entrará para o condomínio no momento da quitação, entrará para a administradora na referida conta contábil.
- Operação de Condomínio: Ao utilizar a taxa no contas a pagar, e esta estiver com um código de operação de condomínio informado, o sistema atualiza informações na tela de manutenção de condomínio, criando ou atualizando informações.
Administradora
- Configuração da forma de lançamento dos valores da administradora.
Informações adicionais para Condomínios
- Classificação do Serviço Prestado: Possibilidade de indicar a classificação do serviço prestado, conforme listagem disponível.
- Fornecedor para a Folha de Pagamento: possibilidade de indicar o fornecedor quando a taxa foi marcada que importa da folha. Caso contrário, poderá ser indicado o fornecedor no registro de importação da folha.
- Conta Condomínio: quando a taxa entra para a previsão orçamentária, informar o código do plano de contas do condomínio.
- Obter valor somente da competência informada: informação para a previsão orçamentária. Se estiver marcado não fará a média de valores desta taxa, irá utilizar somente o valor do mês informado. Se não estiver marcado, usará a média.
Contas a pagar
Informações sobre retenções a serem feitas nos lançamentos do contas a pagar.
- Incide CSLL/PIS/COFINS: Se estiver marcado será considerado no lançamento da nota fiscal, no modulo contas a pagar;
- Incide CPP sobre MEI (Retenção Por Tipo de Serviço): Opção deve ser selecionada, para considerar no cálculo de contribuição previdenciária patronal, nos tipos de serviços que se enquadra no artigo da lei.
- Não habilitar comissão: Se o valor lançado no contas a pagar tem comissão a ser retida pela administradora. A comissão é um percentual sobre o valor da nota, e poderá ser um percentual diferente para o módulo de condomínio ou locação.
- Antecipar vencimento: Se marcar, e a conta será vencida em final de semana, o vencimento é alterado para dia anterior;
- Requer Complemento: Ao efetuar um lançamento no contas a pagar, obriga que se tenha um complemento.
Atenção: Taxas automáticas (existentes no sistema) não podem ser editadas em nenhuma hipótese; caso haja a necessidade, entrar em contato com o Suporte para análise e verificação.