Geral > Cadastros > Fornecedores
Conceito: É toda pessoa física ou jurídica em que algum momento irá receber algum valor monetário do condomínio e/ou locação e/ou administradora. Exceção: proprietário, pois este irá receber valor monetário e não estará cadastrado como fornecedor.
A própria administradora é um fornecedor que deverá estar presente neste cadastro, para que depois seja associada ao cadastro das economias e/ou do imóvel, ao informar a administradora que controla a locação e/ou o condomínio.
Barra de Ferramentas
Botões:
- Novo: Inicia um novo cadastro
- Abrir: Permite editar um cadastro já existente
- Excluir: Permite excluir o cadastro, se não houver vínculo com outros pontos do sistema.
- Desfazer: Desfaz a alteração que está em andamento, não irá salvar os dados alterados.
- Confirmar: Salva os dados alterados no cadastro
- Pesquisar: Pesquisa cadastro de fornecedor
- Imprimir: Relatório/ Etiquetas de fornecedores (vide final do artigo)
- Tabela de conversão das taxas de condomínio da administradora original para minha taxas: (vide final do artigo)
- Taxas de serviços: (vide final do artigo)
- Outras remunerações de fornecedores: (vide final do artigo)
- Incluir no cadastro de pessoa: Cadastro facilitado, levando os dados do fornecedor e cadastrando de forma automática uma pessoa.
- Anexos: (vide final do artigo)
Demais Campos:
- Código: Código identificador do fornecedor. A numeração é automática e se dá no momento de criação do fornecedor. Sugerimos que os primeiros códigos sejam das filiais da imobiliárias, para que se possa na sequência atualizar/cadastrar as filiais;
- Ativo: Quando este campo estiver marcado, indicará que este fornecedor estará ativo no sistema para uso. Informação obrigatória para que subam as informações de exportação corretamente para o site.
- Cadastramento: Indicará a data em que o fornecedor foi cadastrado;
- Última alteração: Indicará a data da última alteração no cadastro do fornecedor;
- Nome: Indica-se que seja a razão social constante no cartão CNPJ ou o nome constante no cartão CPF.
- Nome fantasia: Inserir o “apelido empresarial” da empresa.
- Pessoa: Selecionar se o fornecedor é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
- CPF/CNPJ: No caso de Pessoa física - CPF; no caso de Pessoa Jurídica - CNPJ.
- Inscrição INSS: Quando for Pessoa física é obrigatório para o recolhimento do INSS sobre serviços autônomos, na inexistência de algum NIT; quando for Número de Identificação do Trabalhador (NIT): Quando marcar NIT, significa que não tenho PIS (funcionário empresa privada)/PASEP(funcionário público) e terei que informar o número referente ao INSS; caso tiver o número do PIS e/ou PASEP, deixar desmarcado o NIT, não tendo a obrigatoriedade de informar o INSS. Pode ocorrer de uma pessoa física ter PIS e INSS ou PASEP e INSS, mas não PIS/PASEP juntos.
- Pis: Inserir numero do Pis.
- Inscrição Municipal: Inserir o número de inscrição municipal ou equiparado.
- Grupo de fornecedor: O contas a pagar irá validar se a taxa utilizada pode ser usada com determinado fornecedor.
- Categoria: A categoria é utilizada para agrupar os fornecedores em grupos e cada um destes grupos possui acessos específicos. Estas categorias são padrões do sistema.
- Código da Conta: Inserir conta contábil da administradora. Utilizado para montar as informações nos slips contábeis de contas pagas da administradora.
- Exportar boletos para ADM locação: Sempre que “eu’ administrar o condomínio e outra imobiliária administrar a locação, e ambas as imobiliárias possuírem o sistema Imobiliar, há a possibilidade da administradora de condomínio enviar um arquivo em lote para a administradora de locação com todos os boletos de condomínios para pagamento.
- Dispensar impressão boletos: Clicando nesta opção, o sistema não imprimirá os boletos enviados para as administradoras de locações. A intenção futura é que o envio seja feito via e-mail no formato PDF. Ambas imobiliárias precisam usar o Imobiliar.
- Contato: Inserir o nome de contato deste fornecedor.
- Cargo: Inserir o cargo do contato deste fornecedor.
Aba Endereço
- Endereço: Este campo é composto por CEP, tipo de logradouro, logradouro, número, complemento, bairro, cidade e UF. Ao tentar pesquisar o CEP e este não estiver cadastrado, basta clicar na “lupa” ao lado do campo “CEP” e “Incluir CEP”.
- Telefone/Ramal/Fax/Celular: Inserir estas informações referentes ao endereço do fornecedor.
- E-mail de Contato: Inserir e-mail de contato do fornecedor
- E-mail para envio de boletos: Este e-mail é utilizado apenas para as administradoras de locação, independente de esta administradora utilizar o Imobiliar ou não.
- E-mail p/ envio de excessos: Este e-mail é utilizado exclusivo para os envios de excessos (crítica de concessionária), em cópia de todos os e-mails do fornecedor.
Aba Contas a Pagar
1. Forma de Pagamento: Escolher a forma de pagamento padrão que se utilizará para efetuar os pagamentos a este fornecedor. Na tela do contas a pagar é possível alterar a forma de pagamento a qualquer momento.
- Cheque Banco: É quando enviamos um cheque para depósito no banco;
- Cheque Caixa: É quando o fornecedor vem até a imobiliária e entregamos o cheque para ele;
- Crédito em Conta: É utilizado quando o pagamento for via depósito/transferência bancária. Precisa estar cadastrada alguma conta corrente no fornecedor;
- Débito Automático: Utilizado para a quitação em massa das contas de água e luz que estão em débito automático no banco ou para quando o usuário opta por não enviar arquivo bancário, seja de crédito em conta ou liquidação de títulos;
- Liquidação de Títulos: Pagamentos com código de barras que irá ser gerado um arquivo e enviado para pagamento no banco;
- Não Pagar: Utilizado como uma forma de controle quando, por qualquer razão, não deverá ser pago o fornecedor;
- Ordem de Pagamento: é uma forma de crédito que permite ao cliente ao invés de receber através de uma conta bancária ou cheque, receber seu crédito na boca do caixa em espécie.
- PIX (QrCode):
- PIX (Transferência):
2. Tipo de Documento: Escolher o tipo de documento padrão que o fornecedor emitirá para o pagamento dos valores devidos.
- Bloqueto Bancário: representa um título de cobrança pagável em qualquer agência bancária do território nacional, home banking, casas lotéricas, supermercados e agências dos correios durante o período de vencimento. Atualmente este mecanismo é indispensável em qualquer transação comercial.
- Bloqueto Concessionária: Utilizado quando o fornecedor for enquadrado como empresa concessionária, como por exemplo: empresas de água, luz, telefonia e internet.
- Contra cheque: documento que comprova o depósito dos vencimentos de um funcionário em sua conta bancária, ou que o habilita a receber na tesouraria; holerite.
- Cupom Fiscal: O cupom fiscal é um documento que equivale à nota fiscal, porém é destinado ao consumidor final do varejo. Ele substituiu a antiga nota fiscal de venda ao cliente, servindo para formalizar a compra legalmente.
- DARF: O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é o documento utilizado pelo Ministério da Fazenda e Receita Federal como instrumento de cobrança dos contribuintes no pagamento dos tributos embutidos em operações financeiras. Dividida em dois tipos, o simples e o comum, a guia é de uso tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Neste caso, é quando o DARF não possuir código de barras.
- DARF – Código de Barras: Utilizado quando o DARF possuir código de barras.
- Duplicata: Duplicata é um título de crédito, pelo qual o comprador ou o tomador do serviço se obriga a pagar dentro do prazo a importância representada na fatura.
- FGTS-GRF/GRRF: Opção para pagamento de FGTS via arquivo de remessa bancária. Para esse tipo de documento só será aceito a forma de pagamento "Liq. Títulos".
- INSS Autônomo: Utilizado quando for efetuado o lançamento de uma GPS de INSS sobre serviços autônomos;
- Nota fiscal de Produto: Utilizado quando for efetuado o lançamento da compra de uma mercadoria;
- Nota fiscal de Serviço: Utilizado quando for efetuado o lançamento referente a um serviço tomado/contratado;
- Outra Guia – Código de Barras: Utilizado quando for efetuado o lançamento referente a qualquer guia com código de barras que não esteja especificada em algum outro tipo de documento;
- Outros: Utilizado quando o tipo de documento apresentado pelo fornecedor não se enquadrar em nenhuma outra classificação;
- PIS Autônomo: Utilizado quando for efetuado o lançamento de um DARF de PIS sobre serviços autônomos;
- Recibo Simples (RPA): Utilizado quando o documento apresentado pelo fornecedor for uma RPA;
- SLIP de Lançamento:
3.Nota Fiscal de Serviço Eletrônica: Esta opção deverá ser marcada para os prestadores do mesmo município do condomínio que emitam nota fiscal eletrônica, pois quando o prestador emite nota fiscal eletrônica, automaticamente esta nota registra no sistema da Prefeitura o Condomínio; e por ocorrer esse registro automático, não há a necessidade de importação das notas fiscais para a declaração do ISSQN. Exemplo: Prefeitura de Porto Alegre. Neste campo só habilitará quando o tipo de documento for nota fiscal de serviço.
4. Grupo de Soma: Utilizado para pagamentos em cheque, todos os lançamentos registrados com o grupo de soma X serão somados e gerado um único cheque para o favorecido cadastrado no grupo de soma. Para cadastrar: Geral – tabelas – grupo de soma.
5. ID Débito Automático Concessionária: Identificação da concessionaria no arquivo de retorno de débito automático.
6. Favorecido: Indicar o favorecido dos recebimentos deste fornecedor, pesquisando na lupa ou digitando código ou digitando nome.
7. Categoria de Trabalhador: Neste campo selecione o código na tabela de codificação de categorias de trabalho referente a ao fornecedor, informação utilizada para o E-social
8. Banco, Agência e Dígito Verificador: Dados bancários do favorecido.
9. Número da Conta: Digitar o número da conta corrente do favorecido.
10. Tipo da Conta: Selecionar se a conta é corrente, poupança ou nova poupança.
11. Chave Pix: Número do Pix do favorecido.
12. Tipo da Chave do Pix: Selecione o tipo da chave Pix do favorecido.
13. Ret. IRF (PJ): Se ao contratar o serviço de um determinado fornecedor e deste serviço surgir o fato gerador para a retenção na fonte de IR, indicar neste campo qual a alíquota de IR deverá ser aplicada. Será 1% ou 1,5%.
14. Ret. INSS: Se ao contratar o serviço de um determinado fornecedor e deste serviço surgir o fato gerador para a retenção na fonte de INSS, indicar neste campo qual a alíquota de INSS deverá ser aplicada. Serão 11% ou serão 3,5%.
15. Valor/competência: Valor do INSS já retido em pagamentos recebidos fora do sistema. Competência relativa à estas retenções.
16. Última Alteração: Última alteração nos campos "Valor/Competência"
17. Código Guia GPS: Campo descontinuado
18. Código CBO (INSS): Neste campo deve ser preenchido o código do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), informação utilizada para o E-social.
19. ID Concessionária: Neste campo deve ser preenchido o ID da concessionária, a fim de que o pagamento possa ser realizado via liquidação de títulos. Sem esta informação, não é possível enviar para pagamento via liquidação de títulos.
ID Concessionária:
20. Pagamento de CSLL/PIS/COFINS – ISSQN: Quadro de informações sobre a retenção ou não do PIS/COFINS/CSLL.
- “Usar o Simples”: ao marcar esta opção o usuário estará afirmando que este fornecedor é optante pelo simples nacional e, portanto não deverá sofrer a retenção deste imposto em nenhuma hipótese.
- “Demais”: ao marcar esta opção o usuário estará afirmando que o prestador não é optante pelo simples nacional e, portanto, sofrerá a retenção nos casos em que estiver elencado na Lei 10833.
- Exceções: Poderá haver casos em que o prestador não é optante pelo simples nacional e que o serviço prestado, conforme a Lei 10833 deveria reter o PIS/COFINS/CSLL só que, por medida judicial, não poderá ocorrer a retenção de todos ou de alguns destes impostos. Se houver algum caso em que se enquadre nesta exceção, basta marcar os impostos que não deverão sofrer a retenção.
21. Reter ISSQN: Se ao contratar o serviço de um determinado fornecedor e deste serviço surgir o fato gerador para a retenção na fonte de ISSQN, basta marcar esta opção para que o ISSQN seja retido.
22. Reter IRF (PF): Se ao contratar o serviço de um determinado fornecedor e deste serviço surgir o fato gerador para a retenção na fonte de IR, basta marcar esta opção para que o IR seja retido.
23. Cooperativa: Marcar esta opção toda a vez que o fornecedor for enquadrado como cooperativa.
24. MEI: Marcar esta opção toda a vez que o fornecedor for Micro Empreendedor Individual.
25. Produtor Rural: Marcar esta opção toda a vez que o fornecedor for enquadrado como produtor rural.
26. Comissão Cond: Comissão retida do valor da nota do fornecedor no contas a pagar para lançamentos do módulo de condomínio;
27. Definido na taxa - COND: Se esta opção estiver marcada, o percentual da comissão estará na taxa a ser utilizada para o lançamento.
28. Comissão Loc: Comissão retida do valor da nota do fornecedor no contas a pagar para lançamentos do módulo de Locação;
29. Definido na taxa - LOC: Se esta opção estiver marcada, o percentual da comissão estará na taxa a ser utilizada para o lançamento.
Aba Informações Adicionais
Campos
- Observações: Observação sobe o fornecedor.
- Valor Produto: Se o fornecedor fornece algum produto, pode-se inserir aqui o valor deste.
- Descrição do produto: Especificar a métrica do produto. Exemplo: KW/h.Especificar a métrica do produto. Exemplo: KW/h.
- Valor Esgoto: Este campo será habilitado, quando a categoria do fornecedor for “Água”. Este campo servirá para informar o valor fixo de esgoto, um dos componentes do valor cobrado nas contas de água, usualmente.
- Faixas de Consumo: Este campo habilitará quando a categoria do fornecedor for “Água”. Será utilizado quando o valor pelo metro cúbico aumentar conforme o consumo, por isso, faixas de consumo. Abaixo segue explicação de como cadastrar as faixas de consumo.
- Fiança Locatícia: Este campo é utilizado para quando da renovação do seguro-fiança.
- Coeficiente fiança (física): inserir o coeficiente de para a renovação do seguro-fiança quando o locatário for pessoa física.
- Coeficiente fiança (jurídica): inserir o coeficiente de para a renovação do seguro-fiança quando o locatário for pessoa jurídica
- Quantidade de Parcelas: quantidade de parcelas que vigorará o seguro-fiança.
Faixa de Consumo
Cadastrando uma nova faixa:
- selecionar o tipo de imóvel: comercial ou residencial;
- Inserir o valor do consumo inicial e final da primeira faixa;
- Informar o valor do m³ desta faixa de consumo;
- Marcar a opção “m³ se a métrica for esta.
- Salvar. Para inserir uma nova faixa, basta repetir o processo de “cadastrando uma nova faixa”.
Aba Mensagens
Local destinado a inserir qualquer mensagem que se entenda pertinente para que, no momento do usuário lançar no contas a pagar, ao inserir este fornecedor, essa mensagem irá aparecer.
No menu principal da tela de fornecedores, ainda tem um conjunto de opções extras:
- Impressão do relatório de fornecedores, com um conjunto de filtros.
- Tabela de Conversão das Taxas de Condomínio da Administradora original para as minhas taxas: Cadastro de DE-PARA das taxas para troca de boletos entre administradoras que usam o Imobiliar.
- Taxas de Serviço: Configuração de taxas que, ao ser lançadas no contas a pagar, entra diretamente no boleto do condômino para crédito na administradora. Exemplo: compra botijão de gás.
- Outras Remunerações de Fornecedores: Cadastro de Outras remunerações do fornecedor para vinculo no e-social
- Anexos: Anexar documentos ao cadastro.
Tabelas de Conversão
Configuração do "De" "Para" de taxas da administradora parceira.
Utilizado para quando quiser importar os boletos de condomínio de uma determinada economia que faço a administração de locação. Esta conversão precisa ser feita no fornecedor da imobiliária que administra o condomínio.
- Taxa de Origem: Taxa que consta no boleto de condomínio da administradora de condomínio de origem.
- Minha Taxa: Taxa que consta em meus cadastros que correspondem à taxa de origem
Taxas de serviços
Utilizado para configuração de taxas que, ao ser lançadas no contas a pagar, entra diretamente no boleto do condômino para crédito na administradora. Exemplo: compra botijão de gás.
Digite ou pesquise a taxa e clique no botão "Incluir".
Para exclusão, selecione a taxa na lista e clique no botão "Excluir".
Outras remunerações de fornecedores
Utilizado para cadastramento de Outras remunerações do fornecedor para vinculo no e-social
Ver Também:
Configuração necessária para a troca de boletos entre administradoras.