Locação - Demonstrativo de Imposto de Renda /DIMOB

 Demonstrativo de Imposto de Renda /DIMOB

 Para montar o demonstrativo de Imposto de Renda o sistema sempre agrupa 4 tipos de valores: aluguel, IR, taxa de Administração e Multa.

Para isto, as configurações de categorias de taxas e dos os parâmetros Gerais do sistema são iguais para qualquer uma das 3 opções de cálculo, o que muda é a regra de como agrupamos os valores.

Há três formas de agrupar os valores: 

  1. Opção D - Pela data de entrada do lançamento em conta corrente (data de quitação do lançamento)
  2. Opção T -  Através da data de quitação do boleto.
  3. Opção G - Pela data de geração do demonstrativo de Proprietário


A opção D e T são semelhantes, mas na opção T não entra qualquer tipo de valor garantido/programado, o valor só irá entrar no momento da quitação do boleto

Os dados calculados para o demonstrativo de imposto de renda depois serão utilizados para a geração do arquivo da DIMOB.

 


 

Pré-requisitos para a geração

Para a geração do demonstrativo de IRRF é necessária a configuração de alguns valores nos parâmetros gerias do sistema, como: 

  • Cód. taxa da multa paga ao proprietário manualmente
  • Entra taxa de intermediação no calculo do Demonstrativo de IR
  • Código das taxas de categoria aluguel que não devem aparecer no Dimob

 

Formas de Cálculo


 Cálculo dos valores pela data de quitação do Boleto (Opção "T")

 O sistema agrupará  os valores conforme a data de quitação do boleto no mês.

 

Quais são os valores que o sistema busca? 

Aluguel: O Sistema busca todas as taxas de categoria aluguel que estão dentro do boleto do inquilino(locatário), agrupando pela data de quitação.

Também são buscados os lançamentos feitos em conta corrente que estejam marcados para entrar no demonstrativo de IR mas que não fazem parte do boleto do inquilino(locatário). Este lançamento não precisa fazer parte do demonstrativo do proprietário.

A taxa multa é a unica taxa de categoria aluguel que não entra neste cálculo, ela terá uma coluna separada só para ela, mas deverá estar configurada com a categoria aluguel para funcionar perfeitamente para outras operações no sistema.

 Cálculo de IR: Valor de IR lançado no boleto do inquilino(locatário) e os lançamentos em conta corrente do imóvel, com categoria ‘IR’e com a marca de ‘informar no demonstrativo de IR ’.

Taxa de Administração: Lançamentos de categoria “Taxa de Administração”, provenientes da quitação do boleto ou   lançados em conta corrente do imóvel com a marca ‘informar no demonstrativo de IR.

Nos parâmetros gerais tem a opção de somar a Taxa de intermediação com o valor de administração. Se informado que sim, os valores de intermediação gerados automaticamente pelo sistema e os valores lançados em conta corrente do imóvel com a taxa de intermediação ou com a categoria “Taxa de intermediação”.

Multa: Valores informados no momento da quitação do boleto ou  lançamentos feitos na conta corrente do proprietário com taxas de categoria multa e marcados para entrar no demonstrativo de IR.


Observação importante: Nesta forma de cálculo, os lançamentos oriundos de doc garantido/programado que não estejam quitados,  não entram para o cálculo.  O  parâmetro “DIMOB - Geração pela data de pagamento do boleto, entra boleto programado?” não interfere nesta rotina.



Cálculo dos valores pela data de geração do pagamento do proprietário  (Opção "G")

O sistema agrupará os valores que estão presentes no demonstrativo do proprietário conforme a data da geração. Neste caso, a competência do demonstrativo é irrelevante.

 

Quais são os valores que o sistema busca? 

Aluguel: O sistema busca os lançamentos de categoria aluguel que fazem parte do demonstrativo do proprietário, menos as taxas de categoria aluguel que não devem aparecer no Dimob (configurada nos parâmetros gerais). Também busca lançamentos feitos na conta corrente do imóvel com taxas de categoria aluguel e com a marca ‘informar no demonstrativo de IR ’.

A taxa multa é a unica taxa de categoria aluguel que não entra para este valor, pois ela deverá estar configurada para a categoria aluguel para funcionar perfeitamente para outras operações no sistema

Cálculo de IR: Valor de IR lançado no boleto do inquilino(locatário) e os lançamentos em conta corrente do imóvel, com categoria ‘IR’e com a marca de ‘informar no demonstrativo de IR ’.

Taxa de Administração: Valores provenientes da quitação ou garantia do boleto e lançamentos feitos em conta corrente do imóvel e de categoria ‘Taxa de administração’ e com a marca ‘informar no demonstrativo de IR’.

Se estiver marcada a opção de Taxa de intermediação, será somada à taxa de administração os valores de intermediação gerados automaticamente pelo sistema e os valores lançados em conta corrente do imóvel com taxas de categoria “taxa de intermediação” e selecionada a opção ‘informar no demonstrativo de IR ’.

Multa: Valores informados no momento da quitação do boleto e lançamentos feitos na conta corrente do proprietário com taxas de categoria “multa” e marcados para entrar no demonstrativo de IR.

 


Cálculo dos valores pela data de entrada em conta corrente (Opção "D")

 O sistema agrupará  os valores conforme a data que o lançamento entrou em conta corrente, ou seja, comparativo ao extrato de conta corrente de proprietário.

 

Quais são os valores que o sistema busca?

Aluguel: O Sistema busca todas as taxas de categoria aluguel, menos a taxa de multa de proprietário (que deverá estar configurada para a categoria aluguel). Também busca os valores de taxas de categoria aluguel lançado em conta corrente do imóvel e marcado a opção de ‘informar no demonstrativo de IR ’.

Cálculo de IR: Valor de IR lançado no boleto do inquilino(locatário) e os lançamentos em conta corrente do imóvel, com categoria ‘Imposto’e com a marca de ‘informar no demonstrativo de IR ’.

Taxa de AdministraçãoValores provenientes da quitação ou garantia do boleto e lançamentos feitos em conta corrente do imóvel e de categoria ‘Taxa de administração’ e com a marca ‘informar no demonstrativo de IR. Se estiver marcada a opção de Taxa de intermediação, será somada à taxa de administração os valores de intermediação gerados automaticamente pelo sistema e os valores lançados em conta corrente do imóvel com a taxa de intermediação (código único, definido nos paramentos gerais) e selecionada a opção ‘informar no demonstrativo de IR ’.

Multa: Valores informados no momento da quitação do boleto, lançamentos feitos na conta corrente do proprietário com a taxa de multa manual (código único, definido nos paramentos gerais) e lançamentos de categoria multa, diferente do código da multa manual e com a marca de ‘informar no demonstrativo de IR ’.

  

Outras Questões

1-Para que serve o parâmetro “Código da imobiliária no cadastro de proprietários para utilização na declaração do IR “ 

A multa que entra para a administradora também deverá ser informada na declaração de IR do proprietário, mas não para a DIMOB. Para que o sistema consiga montar os valores de multas por proprietário, é necessário cadastrar a imobiliária como sendo um proprietário para uso exclusivo desta rotina. Não é permitido que seja utilizado um mesmo código já existente caso a empresa já seja proprietária de imóveis.

2- Código das taxas de categoria aluguel que não devem aparecer no Dimob?
Se alguma taxa de categoria aluguel não pode entrar na declaração de IR, esta deverá estar listada neste parâmetro.




Edição manual dos valores a serem declarados



O usuário poderá editar os valores que foram importados e/ou calculados da DIMOB, alterando, assim, os dados do demonstrativo de IR dos proprietários e locatários. Além de alterar, também será possível acrescentar ou excluir informações de locação.

Dessa forma, será possível resolver os seguintes problemas:

  • Proprietário solicita que os rendimentos dos aluguéis sejam informados na DIMOB em nome de outra pessoa, cônjuge, filhos, etc....Pois na matrícula, o proprietário é outro;

  • O imóvel é vendido ou transferido para o nome de outra pessoa durante o ano sem comunicar a administradora;

  • Valores incorretos, devido a erros de lançamento e cadastro cometidos durante o ano e que não devem aparecer na DIMOB, ex.: taxa de intermediação, taxa de administração, etc.. 

Para utilizar essa funcionalidade, o usuário deve acessar a tela de Demonstrativos de IRRF e clicar no botão Alterar Dados para abrir a janela de alterações dos dados de locação.

Nessa tela, os dados de locação podem ser recuperados de acordo com os campos de pesquisa ano calendário, proprietário, imóvel e locatário. Para iniciar o processo de consulta, primeiro deve-se preencher os dados de ano e proprietário para que o sistema busque, automaticamente, os imóveis e locatários do proprietário selecionado. Assim, o usuário pode selecionar o imóvel e locatário desejado para alterar os valores mensais de locação.

Com os valores mensais de locação carregados na lista de Valores Mensais, o usuário pode alterar os pagamentos relativos às operações de locação informando mensalmente o valor de aluguel, taxa de administração, multa e imposto retido na fonte. Para isso, o usuário conta com um conjunto de botões abaixo da lista de valores mensais, onde pode-se alterar, remover, salvar e desfazer o valor mensal selecionado.

Caso não exista o registro de locação sobre o proprietário, imóvel e locatário, o usuário pode inclui-lo clicando nos botões Incluir Locatário ou Incluir Imóvel e Locatário.

Para ocultar alguma informação do demonstrativo e arquivo da DIMOB, o usuário deve utilizar o botão Remover  Imóvel e Locatário.

Observação:  Os dados de locação importados que não foram encontrados no sistema serão sinalizados com uma exclamação, botão situado ao lado do imóvel/locatário, para chamar atenção do usuário sobre os dados que ainda não foram ajustados no sistema.


Passos para reproduzir: 

  • Os dados do demonstrativo de IR já devem ter sidos calculados ou importados

  • Entre na tela Demonstrativos de IRRF e clique no botão Alterar Dados .

  • Informe o proprietário e aguarde o sistema buscar os dados de locação do mesmo;

  • Selecione o imóvel e locatário desejado. 

  • Selecione o mês que deseja alterar o valor e clique no botão alterar(botão abaixo da lista de valores mensais);

  • Altere os dados dos campos de Aluguel, Tx. Adm, Multa e Imposto Retido e clique em salvar;

  • Gere o demonstrativo de proprietário e verifique se os dados foram alterados realmente.

  • Clique no demonstrativo de proprietário e verifique se os valores alterados aparecem no relatório;



Preciso unificar os dados do Dimob do Imobiliar com os do antigo sistema, o que devo fazer?

- Importar o arquivo do sistema anterior no Imobiliar e depois realizar uma única exportação para Receita Federal



Atualizado em 13/04/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.