1 - Primeiro tem que ter a conta corrente cadastrada na Pessoa do Debitado
2- Condomínio - Cadastro- Economia
Locação - Cadastro - Contrato de locação

Gera arquivos de remessa de débito em conta a serem enviados aos bancos correspondentes. Os Boletos deverão atender aos requisitos descritos no roteiro: Remessa de Débito em Conta. Atualmente, O Imobiliar opera com débito automático para os seguintes bancos: Banco do Brasil, Santander, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Sicredi. . Para gerar os arquivos, proceda da seguintes maneira:
- Informe a Competência de Emissão: corresponde à competência de emissão dos Boletos de condomínio e locação.
- Opcionalmente, informe o vencimento dos Boletos, caso queira processar uma remessa por vencimento.
- Clique em
Processar para efetuar a geração dos arquivos.
- Quando falta buscar arquivos gerados anteriormente (
Busca Arqs. Remessa), o Sistema emite o seguinte aviso: "Existem arquivos de débito em conta para serem transmitidos p/o banco. Não será possível gerar nova remessa."
- Débitos em conta de Boletos cuja remessa de débito automático foi gerada, não serão reenviados novamente (mesmo reprocessando a competência novamente), a menos que indicado no Boleto em Consulta Boletos.
- As ocorrências do processamento devem ser observadas clicando-se em Ocorrências.
- Quando o condomínio está configurado para atribuir desconto no pagamento do Boleto até o vencimento (Cadastro de Condomínios), o valor a ser debitado também será descontado.
- Quando o banco é Itaú: existe a possibilidade de testar ou não o CPF/CNPJ do debitado, basta configurar em Configuração: Parâmetros Gerais: "[geral] Exigir CPF-CNPJ para Déb. Automático do ITAÚ.
- Quando o banco é Banco do Brasil: existe a possibilidade da conta corrente do debitado apresentar ou não o dígito verificador, basta configurar em Configuração: Parâmetros Gerais: "[geral] Débito em conta: c.corrente da pessoa c/dígito verificador.
- Para bloquear nova remessa de débito em conta quando já houve envio em Boleto cancelado, configurar "S" em Configuração: Parâmetros Gerais "Bloquear nova remessa de débito em conta quando já efetuada em Boleto cancelado?" da seção "Financeiro".
- Para verificar os erros e avisos que porventura tenham ocorrido durante o processamento, clique em Ocorrências.
- Clique em
Busca Arqs. Remessa: abre tela na qual deve ser informado o diretório destino de cada arquivo recém gerado, os quais devem ser enviados aos respectivos bancos.
Remessas – Geração e busca de arquivos de remessa de débito em conta. - Vários filtros para gerar a remessa conforme a necessidade da imobiliária
Consultas – Consulta remessas geradas para débito em conta. Pode também desfazer uma remessa gerada, e no ícone Imprimir, pode ser retirados alguns relatórios de Débito em Conta
Sequências – Os bancos exigem que os arquivos de remessa de débito em conta apresentem (no header - 1ª linha) uma sequência numérica crescente. Por isso, se o número de sequência do arquivo a ser enviado não for imediatamente posterior ao número de sequência do último arquivo enviado, o banco o rejeita ao enviá-lo.
Para que este "buraco" na sequência não ocorra, eventualmente pode ser necessário retroceder este número de sequência. Ex: Quando todos os débitos em conta de um arquivo já gerado e não enviado, forem marcados para serem reenviados (ver Consulta Boletos) ao banco. Então, utiliza-se esta tela, na qual devem ser informados os seguintes campos:
- Banco: é o código do banco.
- Próx. Seq.: é o número de sequência do próximo arquivo de remessa de débito em conta a ser enviado para esse banco.
Uma vez informados os campos, basta clicar em Alterar. O processamento provocará o cancelamento de todos os arquivos de remessa de débito em conta do Banco cujo número de sequência for maior ou igual ao Próx. Seq. informado. Note que os arquivos que porventura forem cancelados, apresentarão a indicação "(canc)" no Consulta Remessa Déb. Conta.
ATENÇÃO:
O cancelamento de arquivos de débito em conta (que porventura possam ocorrer neste processamento) não provoca o cancelamento dos Boletos, assim como não prepara para reenvio dos débitos em conta correspondentes. Para estas e outras operações no Boleto, utilize a tela Consulta Boletos.