Financeiro > Contas a Receber >Consulta Boletos
O Consulta Boletos permite visualizar boleto de condomínio ou locação, bem como efetuar operações no boleto. Se o usuário acessa com mais frequência boletos de condomínio ou de locação, é possível configurar o Sistema para apresentar a tela inicial do Consulta Boletos na "pasta" de condomínio ou de locação. Basta configurar o Sistema Padrão no Cadastro de Usuários.
Opções de Busca: Locação
Nosso Número - Busca pelo numero do boleto.
Imóvel - busca pelo código do imóvel ou pelo endereço
Locatário - Busca o imóvel pelo nome do locatário.
Opções de Busca: Condomínio
Nosso Número - Busca pelo numero do boleto.
Economia - Busca pelo código ou nome do condomínio - e escolher a economia ou unidade desejada
Condômino - Busca pelo nome do condômino
Competência da Emissão, pode ser igual ao mês do vencimento ou anterior ao vencimento
Para Locação - Ex: comp. Emissão 01/2020 vencimento 02/2020
Para Condomínio - Pode ser 01/2020 com vencimento 01/2020 ou vencimento 02/2020, vai depender da configuração no cadastro do condomínio.
A tela apresenta 4 áreas distintas:
- Barra de Ferramentas
- Seleção do boleto
- Informações do boleto
- Informações de Operações Efetuadas no boleto
- Barra de Ferramentas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 01- Desfazer - Desfaz operação em andamento.
03- Quitar Boleto - Com restrição de acesso do usuário, este botão estará habilitado quando o boleto selecionado possuir Data Impressão e não estiver quitado. Clicando nesta operação, o usuário informa ao Sistema que vai ser efetuada quitação manual do boleto. Após Confirmar Quitação, será registrado o usuário e a data da operação (campo Obs em azul no canto inferior esquerdo).
Condomínio:
- Desconto Adm: corresponde ao valor do desconto da administradora atribuído ao Boleto. Uma vez informado, este valor não será lançado na conta corrente do condomínio, de modo que será contabilizado em conta contábil (Configuração: Parâmetros Gerais): "[Financeiro-Slips]Contas Recebidas - Conta contábil para taxa de desconto adm de condomínio") específica no Slip de Contas Recebidas. Para visualização dos Boletos quitados com desconto da administradora, utilizar o relatório “Financeiro->Contas a Receber->Relatórios->Boletos Quitados”.
- Desconto Cond*: corresponde ao valor do desconto atribuído ao Boleto, quando pago até "N" dias antes do vencimento (ver Cadastro de Condomínio). O desconto é aplicado nas taxas informadas em Configuração: Parâmetros Gerais: "[condomínio]Cód. taxas que incide desconto qdo Boleto pago antecipado.", exceto para condomínios que apresentam "Apenas Taxa Cond." indicado (ver Cadastro de Condomínio). Após Confirmar Quitação, debita automaticamente este valor em conta corrente com o histórico configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: "[condomínio]Cód. Taxa Desconto para Boleto de Condomínio".
- Desconto Tarifa Boleto: habilitado quando o Boleto foi gerado com tarifa embutida. Ao marcar, indica que esta quitação manual do Boleto não cobra a tarifa do Boleto. Não é lançado em conta corrente.
- Multa*: corresponde ao valor da multa atribuída ao Boleto. Após Confirmar Quitação, credita automaticamente este valor em conta corrente com o histórico configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: [condomínio]Cód. Taxa Multa para Boleto de Condomínio.
- Juros/Correção*: corresponde ao valor dos juros e correção monetária (a correção é apurada quando informado índice em Configuração: Parâmetros Gerais: [condomínio]Cód. índice para correção de atraso do pagamento do Boleto) atribuídos ao Boleto. Após Confirmar Quitação, credita automaticamente este valor em conta corrente com o histórico configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: [condomínio]Cód. Taxa Juros p/ Boleto de Condomínio.
O Sistema não permite a quitação manual de Boleto de condomínio cuja economia possui indicação de "Exp.p/Locação" no Cadastro de Economias. Para tanto, utilize "Boletos de Condomínio Quitados pela Locação" na tela Processamento de Cobrança, ou tire a indicação de "Exp.p/Locação" da economia. Neste último caso, o usuário também deverá baixar manualmente os lançamentos de condomínio importados para locação, procedendo da seguinte maneira:
- Quando os lançamentos de condomínio importados para locação não foram lançados no Contas a Pagar: Indicar "Boleto Condomínio Quitado" na tela Taxas de Condomínio.
- Quando os lançamentos de condomínio importados para locação foram lançados no Contas a Pagar: Quitar o lançamento conforme a Forma de Pagamento: Cheque, Dinheiro, Débito Automático, Liquidação de Títulos ou Crédito em Conta.
Locação:
- Desconto Adm: corresponde ao valor do desconto da administradora atribuído ao Boleto. Após Confirmar Quitação, debita automaticamente este valor no conta corrente do imóvel com o histórico configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: [locação]Cód. Taxa Desconto Administradora.
- Desconto Propr: corresponde ao valor do desconto autorizado pelo proprietário para ser atribuído ao Boleto. Após Confirmar Quitação, debita automaticamente este valor na conta corrente do proprietário com o histórico configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: [locação]Cód. Taxa Desconto Proprietário. Este campo só estará habilitado se o pagamento de proprietário ainda não tiver sido gerado para a competência informada.
- Multa Adm/Juros*: corresponde ao valor da multa da administradora, juros e correção (a correção é apurada quando informado índice em Configuração: Parâmetros Gerais: [locação]Cód. índice para correção de atraso do pagamento do Boleto) atribuídos ao Boleto. Não é lançada em conta corrente. Para apurar os juros pro-rata (ao dia), configurar em Configuração: Parâmetros Gerais: [locação-juros Boleto]Base para cálculo de juros de atraso do Boleto (M/D).
- Multa Proprietário: corresponde ao valor da multa a ser repassada ao proprietário. Após Confirmar Quitação, credita automaticamente este valor na conta corrente do proprietário com o histórico configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: [locação]Cód. Taxa da multa paga ao proprietário. Existe a possibilidade da Multa Proprietário ser informada destacada no demonstrativo, mesmo que o proprietário receba um demonstrativo sintético. Basta configurar em Configuração: Parâmetros Gerais: [locação]Exibir sempre analítico a multa prop. no recibo do proprietário.
- Desconto Tarifa Boleto: habilita quando o Boleto foi gerado com tarifa embutida. Ao marcar, indica que esta quitação manual do Boleto não cobra a tarifa do Boleto. Não é lançado em conta corrente
Se os encargos foram cobrados do proprietário (quando o imóvel não tem garantia de encargos e o pagamento do proprietário foi gerado antes da quitação do Boleto), ao quitar o Boleto de locação, estes serão creditados novamente ao proprietário
Condomínio e Locação:
- Quitação: com restrição de acesso do usuário, corresponde a forma de quitação do Boleto. Inicialmente o Sistema sugere a forma MANUAL, mas pode ser alterada para MOVIMENTO BANCÁRIO, DÉBITO EM CONTA ou CHEQUE PRÉ-DATADO. A alteração da forma de quitação é meramente informativa, ou seja, é usada apenas para agrupar Boletos (por forma de quitação) em relatórios. Por isso, eventualmente pode ser alterada para a forma de pagamento através da qual chegou a quitação do Boleto na empresa. Ex: Quando a quitação do Boleto chega até a empresa via movimento bancário (arquivo retorno fornecido pelo banco) e o Boleto não foi quitado automaticamente devido à diferença de valores. Neste caso, a forma de quitação selecionada deve ser: MOVIMENTO BANCÁRIO.
- Data Quitação: é a data na qual as taxas de quitação são lançadas em conta corrente. Por medida de segurança do Sistema, não serão permitidas quitações com data igual ou anterior a última encerrada (ver Rotinas de Encerramento, na pasta Encerra Dia).
- Acréscimos Outr.: corresponde ao valor de outros acréscimos pertinentes ao Boleto. Geralmente este campo é utilizado quando o sacado, por engano, quita o Boleto com um valor a maior, sendo que a diferença com o total do Boleto não corresponde ao seguro conteúdo ou acréscimo por atraso de pagamento. Após Confirmar Quitação, credita automaticamente este valor em conta corrente (do condomínio ou do imóvel) com o histórico configurado em Configuração: Parâmetros Gerais:[condomínio/locação]Código da taxa correspondente ao campo Acréscimos Outros da quitação do Boleto.
- Seguro Conteúdo: habilitado quando o Boleto foi gerado com opção de cobrança de seguro conteúdo. Ao indicar, mostra que o sacado optou pela quitação do Boleto com seguro conteúdo. Este valor não é lançado em conta corrente e será apresentado no Relatório de Recebimento de Seguro Conteúdo (Financeiro->Contas a Receber->Relatórios), o qual deve ser repassado à seguradora.
O Boleto apresenta opção de cobrança com seguro conteúdo quando houver indicação "Cobra Seguro Conteúdo" no Cadastro de Economias (tela Agrupamento de Boletos), quando condomínio e no Contrato de Locação, quando locação.
O Sistema também deve estar configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: "[condomínio]Imobiliária trabalha com seguro conteúdo?", quando condomínio e "[locação]Imobiliária trabalha com seguro conteúdo?", quando locação.
O valor do seguro conteúdo de um Boleto é apurado na sua geração, portanto, para alterar este valor, o Boleto deverá ser gerado novamente. Para apurar o seu valor, o Sistema procede da seguinte maneira:
- Economias ou imóveis do tipo residencial: obtém o valor da Tabela de Índices Monetários (na competência do Boleto), cujo índice corresponde ao código do índice configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: "[condomínio]Índice para seguro conteúdo de imóvel residencial."
- Economias ou imóveis do tipo comercial: obtém o valor da Tabela de Índices Monetários (na competência do Boleto), cujo índice corresponde ao código do índice configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: "[condomínio]Índice para seguro conteúdo de imóvel comercial."
- Por outro lado, quando for informado o campo Vlr. Diferenciado p/Seg. Conteúdo nas telas Grupo de Pagamento (Cadastro de Economias) ou Agrupamento de Imóveis no Boleto (Contrato de Locação), o Sistema assume o valor deste campo como sendo o valor do seguro conteúdo(*) Ao informar a "Data Quitação" e não informando previamente um destes campos, eles serão calculados automaticamente, levando-se em consideração os percentuais de multa, juros e desconto informados nos cadastros. Note que, se o usuário informar estes campos antes de informar a "Data Quitação", o Sistema pergunta ao usuário se deseja recalculá-los ao informá-la.
04- Cancelar Quitação - Com restrição de acesso do usuário (o mesmo da operação Quitar Boleto), este botão estará habilitado quando o Boleto selecionado possuir Data Quitação. Clicando nesta operação, o Sistema desfaz todos os lançamentos efetuados na quitação do Boleto.
Locação:
- O Sistema não permite esta operação se o Boleto possuir lançamentos de quitação (não garantidos) já contabilizados no demonstrativo do proprietário. Para os lançamentos "garantidos", a quitação pode ser cancelada (mesmo quando os lançamentos já foram contabilizados no demonstrativo do proprietário), uma vez que ao cancelar a quitação, estes lançamentos permanecem inalterados.
Condomínio:
- Se o Boleto foi QUITADO PELA LOCAÇÃO (ver Processamento de Cobrança), ao cancelar a quitação, também provocará o cancelamento da baixa do Boleto de condomínio importado para locação. Isto é, os lançamentos na conta corrente de locação que constam na tela Taxas de Condomínio serão eliminados da conta corrente (inclusive a quitação do lançamento no Contas a Pagar, se houver).
Após confirmar operação, será registrado o usuário e a data da operação (campo Obs em azul no canto inferior esquerdo).
05- Cancelar Boletos – Com restrição de acesso do usuário, este botão estará habilitado quando o Boleto selecionado possuir Data Impressão e não estiver quitado ou cancelado. Também não estará habilitado quando a forma de cobrança for Débito em Conta e a situação deste débito for Enviado ao banco. Neste caso, para habilitar o botão Cancela Boleto(s), utilize o botão: (Não Enviar Débito em Conta).
Ao clicar em Cancelar Boleto(s), os Boletos permanecem no Sistema com a situação Cancelado (em vermelho no canto inferior esquerdo da tela), permitindo que novos Boletos possam ser gerados. Após confirmar operação, será registrado o usuário e a data da operação (em destaque no canto inferior esquerdo, abaixo da indicação Cancelado em vermelho).
Condomínio:
- Permite inclusive cancelar todos os Boletos normais ou extra do condomínio (conforme tipo normal/extra e código do condomínio do Boleto selecionado). Basta indicar "Todos os Boletos" na tela de confirmação da operação. No entanto, o Sistema não permitirá o cancelamento de todos os Boletos quando existir ao menos um Boleto quitado. Da mesma forma, não será cancelado Boleto cuja economia possuir indicação de Exp.p/Locação e o Boleto de locação correspondente tiver sido gerado.
Locação:
- O cancelamento do Boleto é individual, ou seja, não é possível o cancelamento de vários Boletos de locação em uma mesma operação.
ATENÇÃO:
Boleto garantido não poderá ser cancelado. Se os encargos foram cobrados do proprietário (quando o imóvel não tem garantia de encargos e o pagamento do proprietário foi gerado antes da quitação do Boleto), ao cancelar o Boleto de locação, não serão creditados novamente ao proprietário. O acerto deverá ser efetuado manualmente em conta corrente. - Solicitar orientações sobre estorno de garantia.
Os lançamento de taxa de intermediação e/ou acertos em conta corrente de ocupação/desocupação já contabilizados, não são cancelados. Neste caso, o Sistema avisa ao usuário da necessidade de acertar manualmente a conta corrente de locação. Entretanto, os demais lançamentos do Boleto são cancelados. Um lançamento já foi contabilizado quando:
- O vencimento do Boleto é igual ou anterior ao dia já encerrado (ver Rotinas de Encerramento, na pasta Encerra Dia).
- O Boleto já está vencido e apresentar configuração em Parâmetros Gerais: "[locação]Acertar automaticamente lançamentos de ocupação, desocupação e intermediação já contabilizados?" = "N"
06- Reativar Boleto - Com restrição de acesso do usuário (a mesma do Cancelar Boleto(s)), este botão estará habilitado quando o Boleto selecionado estiver cancelado ou excluído (ver operação X Excluir Boleto). O Sistema não dispõe de reativação de vários Boletos em uma mesma operação. Após confirmar operação, será registrado o usuário e a data da operação (campo Obs em azul no canto inferior esquerdo). Não será permitida a reativação do Boleto quando:
Condomínio:
- Existir novo Boleto gerado para a economia nesta competência.
Locação:
- Existir novo Boleto gerado para o imóvel nesta competência.
- Boleto de Desocupação: A Data de Encerramento (ver Contrato de Locação) foi alterada e não foi gerado novo Boleto de desocupação.
- Boleto de Ocupação: A Vigência Inicial (ver Contrato de Locação) foi alterada e não foi gerado novo Boleto de ocupação.
ATENÇÃO:
Os lançamento de taxa de intermediação e/ou acertos em conta corrente de ocupação/desocupação já contabilizados, não são reativados. Neste caso, o Sistema avisa ao usuário da necessidade de verificar a conta corrente de locação. Entretanto, os demais lançamentos do Boleto são reativados. Um lançamento já foi contabilizado quando:
- O vencimento do Boleto igual ou anterior ao dia já encerrado (ver Rotinas de Encerramento, na pasta Encerra Dia).
- O Boleto já está vencido e apresentar configuração em Parâmetros Gerais: "[locação]Acertar automaticamente lançamentos de ocupação, desocupação e intermediação já contabilizados?" = "N".
07- Associar ou Desassociar os Boletos gerados a um advogado. Com restrição de acesso do usuário, este botão estará habilitado quando o Boleto selecionado possuir Data Impressão. Permite associar ou desassociar ao Boleto um fornecedor do tipo SERV. ADVOCACIA (ver Cadastro de Fornecedores). Uma vez confirmada a operação, o nome do fornecedor (advogado ou escritório de cobrança) associado é informado na parte inferior da tela (abaixo da Data Quitação. Quando se está consultando um Boleto normal, o Sistema também permite associar ou desassociar advogado em Boletos compreendidos em um período de competências. Neste caso, serão associados ou desassociados Boletos inadimplentes (de mesma economia ou imóvel/contrato) e que ainda não possuem advogados associados.
ATENÇÃO:
- A data da operação de associação fica registrada no Boleto, permitindo que sejam listadas as associações efetuadas em um período, através do Relatório de Inadimplência.
- Não haverá associação de advogado em Boletos de economia sem indicação: Associar advogado nos Boletos (Cadastro de Economias).
08- Reenviar Boleto para Débito em conta - Com restrição de acesso do usuário (a mesma do Alterar Data de Vencimento), permite marcar o Boleto para que o débito em conta possa ser reenviado ao banco, no momento em que for processado o Remessa de Débito em Conta. Ao clicar nesta operação, o Sistema abre tela de confirmação onde o usuário deve informar o novo vencimento do Boleto, o qual não poderá ser anterior a 2 dias úteis a partir da data da operação (tempo mínimo exigido pelos bancos para receber os débitos em conta). O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- Possuir forma de cobrança do tipo Débito em Conta.
- Possuir Data Impressão.
- Não estiver quitado.
- Não estiver cancelado.
- Apresentar a situação do débito em conta: Enviado ou Recebido do banco.
ATENÇÃO:
- Este ícone também é usado para reenviar um boleto para cobrança registrada
09- Não enviar um Boleto para débito em conta - Com restrição de acesso do usuário (a mesma do Alterar Data de Vencimento), permite marcar o Boleto para que o débito em conta não seja enviado ao banco. Após confirmar a operação, o Boleto apresenta a indicação DÉBITO CANCELADO (em azul no canto inferior esquerdo da tela).O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- Possuir forma de cobrança do tipo Débito em Conta.
- Possuir Data Impressão.
- Não estiver quitado.
- Não estiver cancelado.
- Apresentar a situação do débito em conta: Pendente de Envio ou Enviado.
10- Imprimir ou visualizar Boletos Gerados - Com restrição de acesso do usuário, imprime o Boleto em folha de papel do tamanho A4, permitindo inclusive a troca do banco emissor. Ao clicar nesta operação, o Sistema abre tela para seleção dos seguintes campos:
- Código Inicial: corresponde ao primeiro código de imóvel ou condomínio cujo Boleto será impresso. Inicialmente, o Sistema sugere o código do imóvel ou do condomínio do Boleto selecionado.
- Código Final: corresponde ao último código de imóvel ou condomínio cujo Boleto será impresso. Inicialmente, o Sistema sugere o código do imóvel ou do condomínio do Boleto selecionado. Se o usuário deseja alterar este campo para um código superior ao Código Inicial, serão impressos todos os Boletos (não retidos e não quitados) do intervalo de códigos informado.
- Economias: esta opção será apresentada apenas para Boleto de condomínio. Permite indicar a impressão do Boleto consultado (opção sugerida pelo Sistema) ou a impressão de todos os Boletos (não retidos e não quitados) do condomínio (disponível quando Código Inicial e Código Final forem iguais).
- Banco Emissor: permite troca do banco emissor do Boleto. Esta opção deve ser utilizada apenas quando o usuário realmente pretende imprimir o Boleto, ou seja, não será permitida troca de banco emissor para visualização do Boleto.
- Informativo Boleto: corresponde à mensagem informativa (reduzida) do Boleto a ser impressa ao lado esquerdo da Autenticação Mecânica do Recibo do Sacado.
- Somente Boletos Retidos: indica que serão impressos apenas os Boletos assinalados como retidos.
- Somente Boletos Quitados: disponível quando o Boleto consultado estiver quitado, indica que serão impressos apenas os Boletos quitados via movimento bancário do intervalo informado e na data de quitação do Boleto consultado.
- Somente Boletos Retidos sem inadimplência anterior: indica que serão impressos apenas os Boletos assinalados como retidos, os quais atualmente não apresentam inadimplência anterior a competência do Boleto. Nos Boletos de locação, analisa inadimplência do Boleto do mês anterior. Nos Boletos de condomínio, analisa qualquer inadimplência anterior.
- Substituir ficha de compensação por recibo: opção disponível apenas para Boleto de locação (individual). Permite substituir a ficha de compensação do Boleto por um recibo, informando inclusive que o locatário depositará o valor na conta corrente do proprietário (titular).
- Imprimir frente e verso: esta opção estará disponível quando configurado em Configuração: Parâmetros Gerais "[financeiro] Imprimir 2ª via de Boleto com frente e verso?" e deve ser utilizada quando a imobiliária dispõe de folhas pré-impressas para impressão de Boletos. Uma vez indicada esta opção, os Boletos serão impressos com:
- Frente: contendo etiqueta com endereço de cobrança, identificação do Boleto e informativo. As informações da frente do Boleto sempre deverão ser impressas no lado da folha que está pré-impressa.
- Verso: contendo o recibo do sacado e a ficha de compensação.
Inicialmente o Sistema imprime o verso do Boleto e posteriormente a frente. Se o usuário pretende imprimir mais do que um Boleto ao mesmo tempo, serão impressos inicialmente todos os versos dos Boletos e posteriormente todas as frentes. Por isso, é necessário colocar os papéis na impressora de modo que se utilize o lado em branco e após o recebimento de mensagem do Sistema, o usuário deverá virar as folhas para que sejam impressas as informações da frente dos Boletos no lado pré-impresso.
- Imprimir apenas a frente: esta opção estará disponível quando configurado em Configuração: Parâmetros Gerais "[financeiro] Imprimir 2ª via de Boleto com frente e verso?" e deve ser utilizada quando a imobiliária dispõe de folhas pré-impressas para impressão de Boletos. Uma vez indicada, serão impressas somente as informações da frente do(s) Boleto(s).
ATENÇÃO:
Após a impressão do Boleto e dependendo do Banco Emissor selecionado, o Nosso Número poderá apresentar os primeiros dígitos (aqueles mais à esquerda) alterados, uma vez que alguns bancos exigem que o Nosso Número inicie com dígitos específicos. Ex: A Caixa Econômica Federal exige Nosso Número iniciando com "0008".
Se a impressão do Boleto está ocorrendo em duas folhas, verifique o tamanho do papel configurado nas propriedades da impressora, o qual deverá ser A4. Outra verificação a ser efetuada nas propriedades da impressora é o tamanho das margens do papel, o qual devem ser reduzidas ao mínimo permitido.
Se o código de barras está sendo impresso com caracteres "estranhos", localize o fonte "Interleaved2of5-Regular" (I2OF5.TTF) no diretório "Fonts" do Windows da sua estação e clique duas vezes sobre ele. Feito isto, feche a janela.
Se a cobrança do Boleto é via Débito em Conta, a mensagem "FATURA DEBITADA EM CONTA CORRENTE - NÃO RECEBER" será impressa em substituição ao código de barras. Neste caso, a linha digitável localizada no topo da Ficha de Compensação (ao lado do código do banco), também não será impressa.
Se o Boleto estiver quitado, a mensagem "NÃO RECEBER: Boleto JÁ QUITADO" será impressa em substituição ao código de barras.
- Instruções de cobrança bancária: texto referente à tarifa bancária no Boleto.
- Instruções de cobrança bancária: valor do desconto referente à tarifa bancária no Boleto (opcional), a ser utilizado nas imobiliárias que oferecem desconto de tarifa Boleto quando pagamento efetuado em determinado banco/agência. Uma vez informado este valor, o seu conteúdo será substituído pelo seguintes caracteres presentes opcionalmente no texto do 1º parâmetro: <VLRDESC_TARIFABOLETO>.
Uma vez informado o 1º parâmetro, o Sistema apresenta a mensagem de texto nas instruções bancárias sempre que o Boleto tiver forma de pagamento “bloqueto” e o valor da tarifa for o padrão da conta corrente emissora do Boleto. Não será apresentada esta mensagem, quando o tipo de instrução do condomínio/imóvel apresentar a opção “Substituir toda a instrução”.
- O Boleto apresentará as seguintes informações do advogado:
Cabeçalho do Boleto:
- Logotipo (opcional), sendo que uma vez informado, será apresentado no lugar do logotipo da imobiliária e o logotipo da imobiliária será apresentado no canto superior direito, eliminando o CNPJ da imobiliária.
- Nome do advogado: será apresentado caso não exista o logotipo do mesmo.
- Endereço do advogado.
Ficha de Compensação:
- Nome do cedente: será acrescentado o caracter “/” e o nome do advogado.
O logotipo do advogado deverá ser criado no diretório “r:/Cliente” com a nomenclatura “LOGOIMOBADV?.BMP”, sendo que o caracter “?” deverá ser substituído pela número seqüencial correspondente ao código do advogado informado no parâmetro geral “Código dos advogados p/impressão de Boleto c/dados do fornecedor (separar com vírgula, informado códigos com 7 dígitos)” da seção “FINANCEIRO-IMPRESSÃO Boleto”. Ex: Se neste parâmetro apresentar a seguinte informação "0000010, 0000005, 0000008", os logotipos dos respectivos advogados deverão apresentar a seguinte nomenclatura: "logoimobadv1.bmp" para o advogado 10, "logoimobadv2.bmp" para o advogado 5 e "logoimobadv3.bmp" para o advogado 8.
11- Autenticar Boleto - Sem restrição de acesso do usuário, o botão estará habilitado quando o Consulta Boletos for chamado via Caixa e o Boleto está quitado. Permite autenticação do Boleto em autenticadora ou impressora matricial conforme configurado em Configuração: Parâmetros Gerais: [geral]Marca da impressora de autenticação.
12- Alterar Data de Vencimento e forma de Cobrança -Com restrição de acesso do usuário, permite alterar a data do vencimento do Boleto, mesmo para datas anteriores a atual. O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- Possuir Data Impressão.
- Não estiver quitado.
- Não estiver cancelado
Não será permitida esta operação em Boletos garantidos.
13 - Garantir Boleto antigo - Com restrição de acesso do usuário, permite indicar garantia em Boletos, embora os lançamentos do boleto não sejam garantidos (como ocorre ao processar a garantia de Boletos). Boletos antigos e já pagos ao proprietário. O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- Possuir Data Impressão.
- Não estiver quitado.
- Não estiver cancelado.
Locação:
- Permite indicar garantia de Boletos que havia sido gerado e garantido no Sistema anterior ao Imobiliar. Para tanto, primeiramente, o Boleto do Sistema anterior deve ser digitado em Boletos Atrasados e calculado como Atrasado (antigo). Só então, esta operação poderá ser efetuada. Ao efetuar esta operação, os meses garantidos de aluguel (Contrato de Locação) são incrementados. Uma vez efetuada esta operação, não poderá ser desfeita.
Condomínio:
- Permite indicar garantia de Boletos, sem restrição de competência. Ao efetuar esta operação, os meses garantidos (informado no Cadastro de Economias, na tela Agrupamento de Boletos) são incrementados. Esta operação poderá ser desfeita clicando no botão novamente.
14 - Quitar pela Seguradora - Sem restrição de acesso do usuário, esta operação é exclusiva de Boleto de locação e deve ser efetuada após a quitação, quando o Boleto não foi quitado pelo locatário mas pela seguradora que autorizou a quitação (Fiança Locatícia).
- Para controle da conta corrente da fiança locatícia, existe uma conta fictícia configurada em Configuração: Parâmetros Gerais ([locacao]Cód. Pessoa Proprietário (conta fiança) para Crédito Quitação pelo Locatário) onde o usuário deve lançar um débito manualmente na conta corrente deste proprietário "fictício". O crédito correspondente nesta conta será efetuado automaticamente quando o locatário quitar o Boleto (ver logo a seguir a operação Quitar pelo Locatário).
O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- For Boleto de locação.
- Estiver quitado.
- Não apresentar QUITADO PELA SEGURADORA (em azul no canto inferior esquerdo).
15 - Quitar pelo Locatário - Com restrição de acesso do usuário (a mesma do Quitar Boleto), esta operação é exclusiva de Boleto de locação e deve ser efetuada quando o Boleto foi quitado pelo seguradora e agora o locatário deseja quitá-lo
Para controle da conta corrente da fiança locatícia, existe uma conta fictícia configurada em Configuração: Parâmetros Gerais ([locação]Cód. Pessoa Proprietário (conta fiança) para Crédito Quitação pelo Locatário) na qual será creditado automaticamente o valor do Boleto, cujo débito deve ter sido lançado manualmente pelo usuário na quitação pela seguradora (descrita logo acima).
O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- For Boleto de locação.
- Estiver quitado.
- Apresentar QUITADO PELA SEGURADORA (em azul no canto inferior esquerdo).
Após confirmar operação, será registrado o usuário e a data da operação (campo Obs em azul no canto inferior esquerdo).
16 - Estorno de Quitação – Com restrição de acesso do usuário, permite indicar que o Boleto foi quitado com cheque sem fundo ou quitação indevida. Ver configuração em Parâmetros Gerais - Financeiro - Código da taxa para estorno referente ao cheque sem fundo
- No Relatório/Carta de Inadimplência, o Boleto com indicação de Cheque s/Fundo é sinalizado pelo sinal "-" (menos) ao lado do Nosso Número.
- Clicando novamente nesta operação, demarca esta indicação.
- O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado estiver quitado.
Após confirmar operação, será registrado o usuário e a data da operação (campo Obs em azul no canto inferior esquerdo).
17- Quitar Boleto acrescentando histórico nos lançamentos de quitação - Com restrição de acesso do usuário (a mesma do Quitar Boleto), este botão efetua as mesmas operações do Quitar Boleto. Porém, abre tela para informação do histórico a ser exibido nas taxas de quitação do Boleto lançadas em conta corrente.
18 - Excluir Boleto – Com restrição de acesso do usuário, permite indicar exclusão do Boleto. Muita atenção no uso desta operação porque um Boleto deve ser excluído quando não pode ser gerado novamente e o usuário não deseja que o Boleto seja apresentado em relatórios. O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- Possuir Data Impressão.
- Não estiver quitado.
- Não estiver cancelado.
Marca o Boleto como excluído, não permitido recálculo.
Após confirmar operação, será registrado o usuário e a data da operação (campo Obs em azul no canto inferior esquerdo).
Para desfazer uma exclusão de Boleto, utilize o botão - Reativar Boleto.
19 - Retirar Boleto de Inadimplência – Com restrição de acesso do usuário, permite que o Boleto, apesar de estar inadimplente, não seja apresentado no Relatório/Carta de Inadimplência. A operação também acerta o número de meses garantidos quando o Boleto é programado/garantido. O botão estará habilitado quando o Boleto selecionado:
- Possuir Data Impressão.
- Não estiver quitado.
- Não estiver cancelado.
20 - Cadastro de acordo - Com restrição de acesso do usuário para Preparar Boletos e incluir/alterar/excluir Boleto de acordo, tem por finalidade substituir determinados Boletos inadimplentes, por tantos Boletos extras ou lançamentos para Boletos normais quanto forem necessários (inclusive de valores distintos). Seguem algumas considerações sobre a tela "Cadastro de Acordo":
- O botão 20 "
Cadastro de Acordo" estará habilitado apenas quando o Boleto não estiver quitado. Uma vez clicado neste botão, abre-se tela "Boletos Inadimplentes para Acordo" para seleção dos Boletos a serem acordados. Caso o Boleto já apresentar acordo cadastrado, abre-se tela "Boletos Acordados", apresentando a lista dos Boletos que compõe o acordo. Utilize o botão "Parcelamento" para consulta/incluir/alterar o parcelamento do acordo.
- Os campos Vlr.Base dos Boletos Orig, Multa(s), Data base para multas e correção, Custas e Honorários, serão apresentados no topo da tela quando não houver parcelamento cadastrado para o acordo. Uma vez exibidos na tela, permitem edição dos valores, exceto Vlr.Base dos Boletos Orig. A data informada em Multas apuradas com data em também será utilizada para registrar a data de retirada de inadimplência dos Boletos originais do Acordo. Se for informado o campo Qtd.Parcelas, estes campos correspondem aos valores totais do acordo, os quais serão divididos proporcionalmente para cada parcela.
- Ao indicar a opção "Cheque pré-datado", poderá ser informado os dados do cheque (banco, agência e número) de cada parcela do acordo, de modo que os cheques sejam controlados periodicamente através da tela "Financeiro->Contas a Receber->Cheque Custódia de Acordo".
- Para acordos de Boleto de locação, na Multa de Aluguel será descontado o percentual de taxa de administração do imóvel, o qual será acrescentado à Multa de Encargos.
- Com relação aos campos Custas e Honorários, seguem algumas considerações:
- A taxa que será utilizada para o lançamento de custas no Boleto está configurada em Configuração: Parâmetros Gerais ([financeiro]Código da taxa para custas de acordo).
- Ao quitar o Boleto da parcela do acordo, esta taxa é lançada a crédito para o proprietário (quando locação) ou a crédito na conta corrente (quando condomínio). ATENÇÃO: No lançamento do crédito em conta corrente referente a quitação do Boleto extra de condomínio, para aparecer separadamente as taxas que compõe o Boleto, basta indicar em Configuração: Parâmetros Gerais ([condomínio]Lançar taxas de quitação de Boleto extra de forma analítica?).
Honorários:
- A taxa que será utilizada para o lançamento de honorários no Boleto está configurada em Configuração: Parâmetros Gerais ([financeiro]Código da taxa para honorários de acordo).
- Ao quitar o Boleto da parcela do acordo, esta taxa não é lançada em conta corrente, uma vez que se trata de receita da administradora para repasse ao advogado. Uma vez que esta taxa não entra na conta corrente, para não acusar diferença no Slip de Contas Recebidas, devem ser criadas novas contas contábeis e indicadas em Parâmetros Gerais ([financeiro-slips]Conta contábil das taxas do Boleto desconsideradas da c.corrente de locação na quitação do Boleto e [financeiro-slips]Conta contábil das taxas do Boleto desconsideradas da c.corrente de condomínio na quitação do Boleto).
- Tipo de Boleto:
- Extra: informar a data do vencimento da 1ª parcela.
- Normal: informar a competência de emissão da 1ª parcela.
- Forma de exibição dos lançamentos no Boleto:
- Lançamento em taxa única de acordo: opção disponível apenas para condomínio, indica que será lançada no Boleto do acordo uma única taxa (configurada em Configuração: Parâmetros Gerais ([condomínio]Código da taxa de acordo), com o valor total da parcela do acordo. Se houver indicação de multa, honorários ou custas, o Sistema também lançará uma taxa específica para cada uma delas. Este tipo de lançamento exige a informação do campo Histórico (complemento da taxa).
- Agrupamento por taxa: indica que os valores proporcionais de mesma taxa dos Boletos acordados serão somados e lançados uma única vez (para cada taxa) no Boleto de parcela de acordo. Este tipo de lançamento exige a informação do campo Histórico (complemento da taxa).
- Detalhada: indica que serão lançados individualmente o valor proporcional para cada taxa e de cada Boleto acordado
- Histórico: o conteúdo digitado neste campo, será apresentado no Boleto da parcela do acordo, como complemento da taxa. O campo estará habilitado para as formas de exibição: Lançamento em taxa única de acordo e Agrupamento por taxa.
- Qtd. Parcelas: Também será permitido informar (opcionalmente) a quantidade de parcelas do acordo, para que o Sistema divida o valor total dos Boleto originais pela quantidade de parcelas informada, apresentando o valor de cada parcela, multa (quando Boleto de locação, separa multa de aluguel e encargos), custas e honorários correspondentes (entretanto, o Sistema permite que estes valores sejam alterados). Ao salvar o parcelamento do acordo, serão incluídas automaticamente todas as parcelas do acordo, sendo que a diferença de arredondamento (se houver), será lançada na última parcela do acordo.
- Instrução Bancária Específica: uma vez indicada, substitui a instrução bancária genérica informada na impressão do Boleto de acordo.
- Percentual Multa de Atraso: uma vez indicado, passa a ser o percentual de multa de atraso de pagamento do Boleto de acordo.
- Detalhar Parcelamento: opcionalmente, este botão poderá ser utilizado quando se pretende informar valores de parcelas diferenciados para o acordo. Deverão ser informados os valores finais de cada parcela, sendo que a diferença com o total da dívida será apurada na última parcela (o Sistema apura automaticamente o valor da última parcela, não sendo necessário informá-la). Note que, se o Sistema apresenta "N" no parâmetro geral "[FINANCEIRO]Isentar tarifa Boleto e taxa porte nos Boletos extras de acordo?", evidentemente que os Boletos serão acrescidos das referidas taxas.
- Os Boletos de acordo (extras ou normais), exceto quando indicada forma de lançamento em taxa única de acordo, apresentarão as mesmas taxas dos Boletos originais, sendo que os seus valores serão proporcionais ao valor total do Boleto de acordo informado.
- Quando apenas um Boleto está sendo acordado, a competência dos Boletos extras corresponderá à mesma competência do Boleto original, caso contrário (mais do que um Boleto acordado), a competência dos Boletos extras corresponderá a competência atual do Sistema. Por outro lado, se indicado acordo em Boleto normal, significa que os lançamentos dos Boletos do acordo serão acrescentados a partir do Boleto normal da competência informada.
- Não será permitida exclusão de Boleto de acordo cujo Boleto já tenha sido calculado, a menos que este Boleto esteja cancelado/excluído.
- Se há Boleto de condomínio em acordo, cujo parcelamento não foi completamente quitado, não será emitida Negativa de Débito.
- Retirada de Inadimplência dos Boletos originais
- Quando informada a data do vencimento do Boleto extra:
- Lançamento das taxas dos Boletos extras do acordo:
- Boleto de locação: em Lançamento em Conta Corrente.
- Boleto de condomínio: em Lançamento de Taxas.
- Cálculo automático dos Boletos extras (ainda não calculados), com indicação de "Impressão Local".
- Quando informada a competência do Boleto normal:
- Prepara os lançamentos para serem acrescentados ao Boleto normal quando este for calculado.
- Atualização do campo de seleção "Vencimento" na tela Consulta Boletos, permitindo que os Boletos extras de acordo sejam visualizados e/ou emitidos.
**** Troca da Pessoa do Pagador do Boleto - Na Consulta de Boleto, ao clicar no botão "Observação referente ao Boleto", agora há possibilidade de alteração do pagador (levando o endereço de cobrança da pessoa selecionada).
22 - Preenchimento/Liberação de campos de quitação do Boleto – Com restrição de acesso do usuário, permite efetuar as seguintes operações:
- Alterar a instrução bancária específica do Boleto consultado. Se deixar em branco, mantém a instrução original.
- Preenchimento/liberação de multa e juros.
- Liberação e alteração de honorários advocatícios (exceto Boleto de acordo).
- Segunda Via boleto
23 - Alterar valor Tarifa Boleto. Valor será modificado apenas no boleto da competência alterada.
24 - Consultar/Alterar forma de pagamento pelo caixa - Com restrição de acesso do usuário para alteração, estará habilitado apenas quando o Boleto for consultado pelo caixa e já tiver sido quitado pelo caixa.
- A operação permite visualizar a forma de pagamento do Boleto após sua quitação, permitindo inclusive alterá-la, desde que habilitado o acesso: Financeiro->Caixa->Recebimento de Boleto->Alterar forma pagto após quitação.
- Tendo este acesso habilitado, ao quitar o Boleto pelo caixa, o usuário poderá indicar forma de pagamento "NÃO INFORMADA", de modo que esta possa ser indicada posteriormente à quitação.
- Para facilitar a localização dos Boletos com esta ou quaisquer outras formas de pagamento, utilize o filtro Forma Pagamento na pasta Fita de Caixa do Caixa.
25 - Enviar Boleto para o site e por e-mail – Atualiza informações para a internet e envia o boleto por e-mail para o cliente, pode ser o e-mail que esta configurado no cadastro da Pessoa ou um a sua escolha.
- Seleção do Boleto
Consiste no 1º passo após indicar o tipo de Boleto (clicando na "pasta" Condomínio ou Locação), visto que sem a seleção prévia do Boleto, não é possível efetuar as operações descritas na Barra de Ferramentas. Permitindo fácil e rápida localização do Boleto desejado, possui 3 formas de pesquisa.
A primeira forma de pesquisa (pelo Nosso Número) está disponível para Boleto de condomínio e locação. Ao clicar em Nosso Número, o Sistema habilita o campo ao lado para que o numero seja informado.
As demais formas de pesquisa são particulares a cada tipo de Boleto
Condomínio:
- Economia: Permite seleção por economia, habilitando para edição os seguintes campos:
- Condom.: Corresponde ao código do condomínio da economia desejada. Uma vez informado, atualiza o conteúdo do campo subsequente (Economia). Utilize o botão Pesquisa condomínio ao lado do campo, para o caso de não lembrar-se do seu código.
- Economia: Corresponde a identificação da economia.
- Condômino: Permite seleção pela pessoa do condômino, habilitando o botão Pesquisa pessoa.
- Imóvel: Permite seleção por imóvel, habilitando para edição os seguintes campos:
- Imóvel.: Corresponde ao código do imóvel desejado. Utilize o botão Pesquisa imóvel ao lado deste campo, para o caso de não lembrar-se do seu código. Se o campo já estiver informado, ao clicar no Pesquisa imóvel, o Sistema apresenta lista dos locatários deste imóvel.
Inicialmente, ao informar o "Imóvel", o Sistema sugere o locatário mais recente. Para alterá-lo, clique no botão "Pesquisa imóvel" (o campo "Imóvel" deverá ser informado previamente).
- Locatário: Permite seleção pela pessoa do locatário, habilitando o botão Pesquisa pessoa.
Uma vez indicados os campos conforme a forma de seleção, deve-se informar a competência de emissão do Boleto (pode não ser igual a competência de referência), a qual exibe automaticamente o vencimento do Boleto correspondente. Se em uma mesma competência existirem mais de um Boleto gerado, o Sistema habilita o campo Vencimento para seleção.
Informados os campos de seleção, basta clicar no botão Busca Boleto para que as Informações do Boleto sejam exibidas.
O Sistema também pode apresentar a lista dos Boletos gerados para um imóvel/economia na competência informada. Para isso, após informar o imóvel/economia e a competência, basta clicar no botão "Exibir lista dos Boletos gerados p/o imóvel (ou economia) na competência informada", ao lado do campo de seleção Nosso Número. A lista apresenta inclusive Boletos cancelados ou excluídos. Para que um Boleto da lista seja consultado, clique 2 (duas) vezes sobre o item da lista.
Ao clicar no botão "Busca Boleto" e não existindo Boleto gerado, o Sistema oferece a possibilidade de visualizar a prévia do Boleto de locação. Note que esta característica não é oferecida para Boletos de condomínio.
Ao exibir o Boleto, o Sistema apresenta ao lado da forma de pesquisa "Nosso Número", o tipo de cobrança (Bloqueto ou Débito em Conta).
- Informações do Boleto
Apresenta os seguintes campos:
Campos informativos:
- Local de Pagamento*
- Vencimento
- Nome do Cedente*
- Lote Impressão: Corresponde ao nome do arquivo texto gerado ao efetuar Exporta Boletos de Locação ou Exporta Boletos de Condomínio, o qual é enviado ao bureau de impressão. Quando ao calcular o Boleto, foi indicado Impressão Local, este campo não tem conteúdo.
- Cód. Cedente*
- Nosso Número
- Data Geração: Corresponde a data da geração do Boleto ao efetuar Calcula Boletos de Locação ou Calcula Boletos de Condomínio.
- Data Impressão: Corresponde a data em que foi gerado o Lote Impressão ou é igual a Data Geração, se ao calcular o Boleto foi indicado Impressão Local.
- Tipo Boleto: Normal ou Extra.
- Banco: É o banco emissor do Boleto.
- Valor Documento: É o somatório das taxas informadas na Descrição das Taxas do Boleto.
- Descrição das Taxas: É a lista detalhada de cada taxa do Boleto. O Sistema disponibiliza barra de rolagem (scroll) quando a quantidade de taxas excede o quadro de apresentação.
- Total Boleto: Corresponde ao Valor Documento, acrescido de Juros e/ou Multa e descontado de Descontos Diversos. Portanto, corresponde ao valor efetivamente pago.
- Advogado**
Campos a serem exigidos conforme a operação de quitação da Barra de Ferramentas:
- Descontos, Multas, Juros, Seguro Conteúdo**
- Quitação**
- Data Quitação**
(*) O conteúdo destes campos é obtido do Cadastro de Conta Corrente , conforme o banco emissor do Boleto.
(**) Uma vez que estes campos apresentam comportamento distinto conforme a operação, veja descrição na Barra de Ferramentas.
- Informações de Operações Efetuadas no Boleto
Informa o usuário e a data de determinadas operações efetuadas no Boleto. Além dessas, são apresentadas informações sobre operações no Boleto que são efetuadas em outras telas e processamentos, tais como:
- BOLETO RETIDO.
- COBROU ENCARGOS: indica que as taxas de encargos do Boleto foram cobradas do proprietário e serão devolvidas na quitação do Boleto.
- BOLETO GARANTIDO: indica que o aluguel e/ou encargos foram garantidos e contabilizado na conta corrente. Isto significa que, na quitação do Boleto, serão contabilizados apenas as taxas que porventura não foram garantidas.
- BOLETO PROGRAMADO: indica que o aluguel e/ou encargos foram garantidos, mas não foram contabilizado na conta corrente. Neste caso, a contabilização se dará na quitação do Boleto.
- BOLETO ANTIGO NO SIST.